A importância da rotina na criação de bons hábitos


Rotina e hábitos saudáveis, ambos são necessários para as crianças mas nem sempre caminham juntos.


Sempre escutamos que rotina é muito importante para as crianças, acredito que é importante para todos. Rotina não precisa ser algo determinado e absoluto, é apenas uma forma de organizar o dia para que possamos encontrar mais espaços e mais tempo. Outra coisa boa de ter rotina, é poder observar e testar outras possibilidades, por exemplo: “estou dormindo muito mal, acordo cansada e não aproveito bem o dia”, a primeira coisa a se fazer é observar a rotina, será que não estou comendo muito tarde? Ou estou ingerindo alimentos pesados demais para o horário? Ou estou fazendo uso excessivo das telas antes de dormir e esse estímulo está atrapalhando meu sono? Enfim, podemos fazer inúmeras perguntas e experimentar mudanças dentro da nossa rotina para criarmos hábitos mais saudáveis.


A rotina tem um aspecto mais maleável e é mais fácil de mudar e experimentar novas formas. Já os hábitos podem ser mais difíceis de mudar. Quem tem o hábito de ingerir refrigerantes diariamente, ou tem o hábito de comer muito tarde, ou tomar café com muito açúcar, etc. Esses e tantos outros, são hábitos difíceis de mudar, mesmo tendo consciência que não são bons para nossa saúde, temos dificuldades em nos livrar ou transformar os hábitos.


No entanto, ter a consciência e desejar a transformação, já é o primeiro passo e é muito importante!! E a rotina pode ser uma importante aliada nesse processo, pequenas e simples ações inseridas no dia a dia, podem transformar hábitos antigos e aparentemente imutáveis. Um exemplo para adultos, adolescentes ou crianças que tomam refrigerante diariamente, esse hábito é muito nocivo e pode ser bem prejudicial.


Uma ação simples que pode ser feita, acrescentar mais frutas na lista de compras e por dois dias da semana o refrigerante será substituído pelo suco de fruta. Como uma aula de inglês ou uma atividade física, duas vezes por semana vamos fazer suco de fruta natural e vamos tomar no lugar do refrigerante, quem não quiser, não precisa tomar, mas é importante que não tenha refrigerante disponível nesses dias.


Apenas um exemplo simples de como usar a rotina à favor da criação de hábitos mais saudáveis. Ao contrário do que parece, a rotina pode ser libertadora. Converse com amigos, com seu médico, nutricionistas e principalmente, se observe, procure se conhecer melhor e criar consciência do que te faz sentir bem e mais saudável, e consequentemente mais disposto para o dia a dia.


Esse é um tema muito sensível aqui no Meu Primeiro Alecrim, queremos facilitar esses processos. Comente esse e outros textos, coloque suas dúvidas e/ou experiências, vamos construir rede de apoio e nos fortalecer como indivíduos.