A IMPORTÂNCIA DE COMER JUNTO


“Vamos comer juntos hoje?” Sempre falo essa frase para minhas crianças.


Todos a mesa, aquela bagunça boa

- Mãe, passa o molho da salada?

- Alguém pode pegar guardanapo na cozinha?


Famílias grandes, famílias pequenas, casais, amigos, sócios, mãe e filho... Não importa a configuração da mesa, mas o fato é: comer junto é uma delícia. Quantos negócios, quantos relacionamentos, quantas comemorações acontecem ao redor de uma mesa de refeições. Como é bom partilhar esse momento e como isso é importante para a formação de bons hábitos alimentares e sociais.


Se pensarmos nas crianças e em como elas observam e admiram tudo que acontece a sua volta, comer bem e comer junto é fundamental para a educação alimentar de um filho. Ter a preocupação em oferecer uma alimentação saudável para as crianças e se alimentar de forma desordenada, com uma comida ultra processada e cheia de aditivos é incoerente e não contribui para a criação de hábitos saudáveis nos pequenos. Possivelmente as crianças ficarão curiosas em experimentar a comida dos adultos e ao comer alimentos ultraprocessados e cheios de açúcares e conservantes, a possibilidade do “comer bem” fica comprometida, principalmente pelo potencial viciante que esses alimentos possuem.


Comer se sujando muito, com colher, com garfo e faca, com as mãos ou até mesmo com palitinhos... O natural é que se aprenda bons hábitos fazendo e observando. Cada país, cada cultura tem sua forma de sentar a mesa ou até mesmo no chão, não importa, não existe a forma certa, mas existe o partilhar.


Comer vendo TV, comer em frente ao tablet, comer com o celular ao lado parando para olhar e mandar mensagens a todo momento. O que pode parecer inofensivo, acaba se tornando um novo mal hábito. Por quê? Porque comer também é um ato social, sempre aprendemos com o outro, observando, conversando, mas se trocamos a sociabilidade pelas telas, perdemos uma grande oportunidade de aprendizado.


“Mas eu sempre como sozinho, por que não pode ser com o celular?” Porque distancia o olhar do que estamos comendo, do que estamos sentindo. Comer e poder observar o mundo ao seu redor é um momento de suspensão, de descanso para o olhar.


“Mas eu não tenho tempo para comer junto e meu filho só come bem assistindo TV”. Sem culpa, já carregamos muitas culpas e precisamos nos livrar desse peso que não nos pertence. Tudo bem se em um dia mais difícil ou mais corrido a criança coma em frente as telas, sem problemas, o que é ruim é quando isso vira hábito. O que aparentemente parece mais fácil (ligar a TV pra comer logo), fica bem mais difícil no futuro. Se você acha que não é tão fácil criar bons hábitos alimentares, se desfazer de maus hábitos é muito mais difícil. O que pode parecer trabalhoso hoje, vai gerar autonomia no futuro, facilitando (e muito) nossa vida.


Acredito que o equilíbrio é a grande chave para uma vida plena.

Libertar-se das culpas que não acrescentam em nada nas nossas vidas.

Ter um olhar mais demorado sobre o mundo. Entender que podemos começar hoje, sempre.

Entre em contato:

Siga-nos:

(11) 991901469 contato@meuprimeiroalecrim.com.br

Rua Padre Chico, 316 - São Paulo/SP

Disponibilizamos o link para consulta ao Código de Defesa do Consumidor, Lei no.8.078, de 11 de setembro de 1990.

@2021. Todos os direitos reservados para Meu Primeiro Alecrim.

0